Ir para o conteúdo
  • Home
  • Institucional
    • Carreiras
    • Cases
    • Joint Venture
  • Invent Apps
  • Soluções
    • Fiscal
      • TaxPlus
    • Bancário
      • BankPlus
    • Contratos
      • ContractPlus
    • Compliance
      • TaskDO
    • RPA e Chatbot
    • Recursos Humanos
      • Folha de Pagamento
      • RH estratégico
    • Business Intelligence
    • Consolidador de dados
    • Comércio Exterior
  • Blog
  • Universidade Invent
  • Home
  • Institucional
    • Carreiras
    • Cases
    • Joint Venture
  • Invent Apps
  • Soluções
    • Fiscal
      • TaxPlus
    • Bancário
      • BankPlus
    • Contratos
      • ContractPlus
    • Compliance
      • TaskDO
    • RPA e Chatbot
    • Recursos Humanos
      • Folha de Pagamento
      • RH estratégico
    • Business Intelligence
    • Consolidador de dados
    • Comércio Exterior
  • Blog
  • Universidade Invent
  • SOU CLIENTE
    • Base de conhecimento
    • Suporte
  • SOU CLIENTE
    • Base de conhecimento
    • Suporte
Solicitar demonstração

Blog

  • outubro 23, 2023

O que é MDF-e e como emitir o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais? 

Você sabe o que é MDF-e, como emitir o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), quem está obrigado a apresentar este documento fiscal eletrônico e como consultá-lo? Continue a leitura para descobrir!

O que é MDF-e? 

Se a sua empresa transporta cargas, certamente você já ouviu falar sobre MDF-e. Instituído pelo Ajuste Sinief 21/2010, o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é um documento fiscal eletrônico, de existência apenas digital, que agiliza o registro em lote de documentos fiscais e substitui o antigo Manifesto de Carga (modelo 25). 

O MDF-e contempla uma apresentação resumida das informações correspondentes ao transporte de cargas. Ele permite a rastreabilidade da circulação física de carga, a identificação dos responsáveis pelo transporte das mercadorias e até mesmo o registro do transporte de cargas, do início ao fim.  

Nesse sentido, se um contribuinte do ICMS contrata um transportador autônomo de carga e não emite o MDF-e, sua situação não estará regularizada, podendo sofrer multas ou demais penalidades relacionadas ao transporte de cargas e a documentação em falta. 

O principal propósito do MF-e é vincular os documentos fiscais transportados na unidade de carga utilizada, com a validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente, em conjunto com uma autorização de uso de MDF-e pela administração tributária da unidade federada do contribuinte. 

Quem está obrigado a emitir o Manifesto Eletrônico de Transporte? 

Se você é um contribuinte do ICMS que transporta cargas, pode ser que esteja obrigado a emitir esse documento de transporte. A emissão deste documento fiscal se destina às empresas que precisam cumprir suas obrigações fiscais relacionadas ao transporte de cargas. Ou seja, está voltado para os contribuintes do ICMS que:

  • Emitem CT-e para transporte de carga fracionada (correspondente a mais de um conhecimento de transporte); 
  • Que emitem NF-e para transporte de mercadorias em veículos próprios ou alugados; 
  • Contratam transportadores autônomos de cargas. 

Ou seja, a obrigatoriedade na emissão do MDF-e é imposta para alguns contribuintes, desde que realizem o transporte das mercadorias em veículo próprio, alugado ou sob contratação de transporte autônomo de cargas, sendo também obrigado à emissão do MDF-e as transportadoras, que são emitentes de CT-e. 

Como emitir o Manifesto Eletrônico de Transporte? 

Para emiti-lo é preciso ter um certificado digital e um sistema emissor instalado.

De acordo com a Cartilha Nacional do MDF-e, o primeiro passo para realizar a emissão desse documento é acessar seu sistema voltado para área fiscal e preencher os devidos campos, informando se você é um emitente do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) ou de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). 

Depois, será realizada a autorização do MDF-e, em que é feita a liberação do transporte e obtida uma chave de acesso para emissão ou impressão do Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais – o DAMDFe).  

O terceiro passo, portanto, será a impressão do DAMDFE, que costuma ser solicitado pelo fiscal, no posto fiscalizador, para fins de conferência das informações e liberação da carga com as mercadorias. 

Ao final, o contribuinte deverá realizar o encerramento pelo sistema, informando ao fisco sobre o fim do trajeto de transporte e entrega da carga.

O que você precisa saber sobre a Consulta do MDF-e 

Os sistemas de gestão fiscal apresentam várias funcionalidades para o MDF-e, como: 

1. Autorização, encerramento e cancelamento do MDF-e; 

2. Encerramento de MDF-e emitidos por software de terceiros; 

3. Consulta situação do MDF-e na SEFAZ; 

4. Criar esboço do MDF-e; 

5. Pré-visualizar o XML e DAMDF-e; 

6. Duplicar MDF-e, para processos recorrentes. 

Para atender cada uma dessas funcionalidades, a Invent desenvolveu uma solução fiscal completa para o gerenciamento do MDF-e.

Conheça o TaxPlus:

#DicaDaInvent: 

A sua empresa precisa gerenciar os documentos fiscais voltados ao transporte de cargas? Com o TaxPlus MDF-e, ajudamos as empresas a gerenciarem os documentos fiscais de transporte. Temos vários recursos disponíveis, como: 

O preenchimento automático dos dados de descarregamento:

Para otimizar o processo de emissão do Manifesto Eletrônico de Cargas, a solução realiza o preenchimento automático dos dados de descarregamento a partir de notas fiscais e emitidas pela solução TaxPlus NF-e. 

Preenchimento automático da chave de acesso:

O TaxPlus MDF-e oferece o recurso de preenchimento automático da chave de acesso da NF-e (modelo 55) e CT-e (modelo 57) na informação complementar do DAMDF-e, com a finalidade de otimizar o processo de emissão documento. 

Impressão automática do DAMDF-e após autorização na SEFAZ:

Você vai realizar a impressão do DAMDF-e automaticamente assim que a autorização é recebida pela SEFAZ, eliminando a necessidade de intervenção manual por parte do usuário. 

Compartilhamento de documentos por e-mail:

O TaxPlus NF-e/CT-e permite o compartilhamento de documentos por e-mail com os contatos dos clientes relacionados às NF-e e CT-e. Além disso, também oferece a opção de enviar e-mails para os motoristas envolvidos no transporte, relacionados ao MDF-e. Essa funcionalidade facilita a comunicação e o compartilhamento de informações importantes, garantindo que os documentos fiscais e os detalhes do transporte sejam enviados de forma eficiente e direcionada aos destinatários corretos. 

Automação no preenchimento da placa do veículo e condutor a partir da NF-e:

O TaxPlus MDF-e possui um recurso de automação que busca nos dados da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) vinculada ao Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) as informações do veículo e do condutor. Esses dados são preenchidos automaticamente no Manifesto, sem a necessidade de inserção manual. 

Cadastro de Veículos e Reboques:

A solução pode ser configurada para considerar colaboradores (cadastrados no SAP business One) como condutores, e pode-se realizar um cadastro prévio dos veículos para, ao inserir o MDF-e, apenas selecioná-los. 

Cadastro de condutores:

A solução pode ser configurada para considerar colaboradores (cadastrados no SAP business One) como condutores, e assim tornar ágil o processo de emissão do MDF-e. 

Inclusão de condutores após autorização do MDF-e:

No decorrer do transporte da carga, pode ocorrer a troca de condutores do veículo, e o TaxPlus MDF-e permite realizar inclusão de condutores mesmo após a emissão do documento, proporcionado precisão nas informações documentadas. 

Armazenamento do XML do MDF-e no banco de dados e diretório local:

O TaxPlus MDF-e possui a capacidade de armazenar o XML do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) tanto no banco de dados quanto em um diretório local. Isso permite que o XML seja armazenado de forma segura e organizada, facilitando o acesso e a recuperação dos documentos quando necessário. 

Possibilidade de criar DAMDF-e personalizado:

A solução disponibiliza além de modelos DAMDF-e pré-configurados, a solução oferece a possibilidade de criar modelos personalizados, permitindo assim atender às necessidades específicas de cada negócio. 

Integração com notas fiscais emitidas pelo TripleOne:

O TaxPlus MDF-e possui integração direta com as notas fiscais emitidas pelo TripleOne, permitindo a importação automática das informações, agilizando o processo e garantindo a consistência dos dados. 

Validação do TripleOne:

O MDF-e realiza a validação do TripleOne, garantindo a conformidade e a integridade dos dados inseridos no documento fiscal. 

Com um amplo conjunto de recursos desenvolvidos para simplificar e agilizar as operações das empresas, o TaxPlus MDF-e se destaca como uma solução completa e integrada para a emissão e gerenciamento do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais.  

Sua usabilidade intuitiva e eficiente, aliada as ferramentas de gestão, tornam essa solução a escolha ideal para empresas que buscam praticidade e eficiência na emissão de documentos fiscais eletrônicos. 

Quer saber mais sobre o TaxPlus MDF-e? Então clique aqui e conheça nossa solução que descomplica as rotinas fiscais e tributárias ou fale com o nosso time de especialistas!

Fale com o Especialista

E se você gostou do artigo, o que acha de compartilhar com os amigos nas redes sociais? 😀 

Compartilhar:

Posts relacionado:

desoneração

O que é a desoneração da folha de pagamento e como ela impacta as empresas em 2026

Leia mais
Nf3e

NF3e: como evitar erros e multas na emissão da nota de energia?

Leia mais
cálculo da folha

Cálculo da Folha de Pagamento em 2026 com as novas regras da reforma tributária

Leia mais
inovação

IA, Pessoas e Inovação: os pilares que transformam negócios

Leia mais

Assine nossa newsletter

AnteriorO que é Conciliação Bancária e quais são os 4 pontos de atenção da Conciliação? 
O que é Distrato Contratual e como funciona o encerramento de contratos? Próximo
Linkedin Instagram Youtube Facebook Twitter

A Invent

  • Home
  • Cases
  • Carreiras
  • Blog
  • Políticas de privacidade
  • Políticas de Cookies
  • Home
  • Cases
  • Carreiras
  • Blog
  • Políticas de privacidade
  • Políticas de Cookies

Soluções

  • TaxPlus
  • BankPlus
  • ContractPlus
  • InterCompany
  • Rhello
  • TaxPlus
  • BankPlus
  • ContractPlus
  • InterCompany
  • Rhello

Links externos

  • Base de conhecimento
  • Universidade Invent
  • Suporte
  • Base de conhecimento
  • Universidade Invent
  • Suporte

Goiânia

+55 62 3637-1774

Brasília

+55 61 3550-5449

São Paulo

+55 11 3164-0099

Goiânia - GO

Av. Hamburgo, 254 - Qd 142 - Jardim Europa, Goiânia - GO, 74330-340

São Paulo - SP

Rua Coronel Irineu de Castro, 43 Sala 1201 Spark Coworking

Brasília - DF

Av. das Araucárias, 1835/2005 - Águas Claras, Brasília - DF, 71936-250

pt_BRBR
en_USEN es_ESES pt_BRBR
  • Home
  • Institucional
    • Cases
    • Carreiras
  • Invent Apps
  • Soluções
    • Fiscal
      • TaxPlus
    • Bancário
      • BankPlus
    • Contratos
      • ContractPlus
    • Compliance
      • TaskDO
    • Recursos Humanos
      • RHello
      • RH estratégico
    • Comércio Exterior
    • Business Intelligence
    • RPA e ChatBot
    • Consolidador de dados
  • Blog
  • Universidade Invent
Solicitar demonstração
  • SOU CLIENTE
    • Base de conhecimento
    • Suporte
  • SOU CLIENTE
    • Base de conhecimento
    • Suporte