Você sabe o que é DUIMP? A Declaração Única de Importação (DUIMP) é um documento que visa a modernização do comércio exterior no Brasil. Desde a sua concepção no Programa Portal Único de Comércio Exterior, a DUIMP vem simplificando o processo de importação, centralizando informações essenciais e trazendo mais agilidade para o setor.
Se você busca saber como ela funciona e o que as empresas precisam saber para se adaptarem a essa nova realidade do comércio exterior, continue a leitura!
O que é DUIMP?
Você sabe o que é a DUIMP no contexto da importação? Concebida no âmbito do acordo de facilitação de comércio (AFC), e definida recentemente sua operacionalização por meio da Portaria Coana nº 165/2024, a Declaração Única de Importação (DUIMP) é um documento digital criado para centralizar todas as informações necessárias para o controle de importações no Brasil.
Ela substitui a antiga Declaração de Importação (DI) e a Declaração Simplificada de Importação (DSI), unificando dados aduaneiros, administrativos, comerciais, financeiros e tributários.
Objetivo da DUIMP: simplificação e agilidade no comércio exterior
O principal objetivo da DUIMP é reduzir a burocracia e otimizar o processo de importação, trazendo mais eficiência para o comércio exterior. Um do
Com a centralização dos dados, o sistema permite uma gestão de riscos mais ágil e simplificada, diminuindo a necessidade de fiscalizações e garantindo mais segurança para o importador.
Vantagens da DUIMP para empresas
Esse documento é formulado pelo importador no Portal Único de Comércio Exterior. A implementação da DUIMP traz diversas vantagens para as empresas, tais como:
- Redução de custos e burocracia: com menos formulários e documentos, o processo se torna mais rápido e econômico.
- Centralização das informações: todos os dados são reunidos em um único documento digital, facilitando a consulta e o registro.
- Maior controle e segurança: a DUIMP integra sistemas de gerenciamento de riscos, minimizando os problemas no despacho aduaneiro.
Quem deve utilizar a DUIMP?
A partir de outubro de 2024, o uso da DUIMP será obrigatório para contribuintes beneficiários dos regimes aduaneiros RECOF, REPETRO e Admissão Temporária.
No entanto, a Receita Federal planeja expandir a obrigatoriedade para outros importadores, ampliando progressivamente as outras modalidades que exigem licenciamento e trazendo outro modais como o aéreo e terrestre.
Outro ponto importante é que um dos novos aliados deste documento de importação será o Catálogo de Produtos, um módulo do Portal Siscomex que irá facilitar o preenchimento da DUIMP.
Etapas do processo de registro da DUIMP
- Registro antecipado: a DUIMP pode ser registrada antes mesmo da chegada da carga, caracterizando o início do despacho aduaneiro.
- Parametrização e gerenciamento de riscos: a DUIMP passa por uma análise de riscos que determina o se canal de parametrização – verde, amarelo, vermelho ou cinza.
- Pagamento de tributos: os tributos incidentes na importação são pagos diretamente no registro da DUIMP, com a utilização do PCCE – Pagamento centralizado de comércio exterior, um dos novos módulos criados no âmbito do Porta Único de Comércio Exterior.
- Retificação: o sistema permite ajustes no documento tanto antes quanto depois da liberação da mercadoria.
Como preparar sua empresa para a DUIMP?
Para garantir uma transição suave, é essencial que as empresas adotem práticas que atendam às novas exigências. Entre as principais, destacam-se:
- Atualização e integração dos sistemas: adotar soluções que se integrem com o Portal Único de Comércio Exterior para garantir o correto fluxo de dados.
- Treinamento da equipe: capacitar o time para trabalhar com as novas funcionalidades e responsabilidades do DUIMP.
- Revisão das práticas de compliance: adequar-se às normas de compliance exigidas pelo novo processo que é essencial para evitar problemas no registro de importações, como revisão de classificação tarifária de seus produtos e conhecimentos dos atributos exigidos.
Conclusão
Sua empresa está preparada para a DUIMP? Esta nova abordagem representa um marco na modernização do comércio exterior no Brasil, facilitando o processo de importação e fortalecendo a segurança aduaneira.
Para se adequar às novidades do comércio exterior e saber como a Invent pode apoiar a sua empresa neste cenário, fale com o nosso time de especialistas aqui.
E se você ainda está em dúvidas, conheça uma de nossas soluções fiscais, o TaxPlus:
Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos nas redes sociais!