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  • novembro 13, 2023

O que é Conciliação de Cartão? Entenda como conciliar Vendas e Pagamentos 

Você tem dificuldade para conferir as transações feitas por meio de cartões na sua empresa? Então continue a leitura para descobrir o que é conciliação de cartão e como automatizá-la. 

O que é Conciliação de Cartão? 

Quando falamos em conciliação de cartão, estamos nos referindo ao ato de conciliar as informações de vendas realizadas com cartões e assegurar que os registros da empresa correspondam às transações processadas pelas operadoras de cartão.  

Em geral, a conciliação de cartão é uma ação importante para todo negócio que aceita pagamentos com cartões. Ela verifica como a operação com cartão foi efetuada e se está correta, tanto em termos de Valor como em termos de Data. Tudo isso, confrontando a transação com o arquivo, que é gerado pelo sistema de vendas interno da companhia.  

Esse procedimento ajuda a identificar discrepâncias, como:

  • Transações não registradas;
  • Chargebacks; ou
  • Taxas inesperadas.

Por que fazer a Conciliação Automática de Cartão? 

A conciliação bancária traz vários benefícios. Ao optar pela conciliação automática de cartão, sua empresa vai desfrutar de inúmeras vantagens, como:  

  1. Diminuição de Custo:  a conciliação manual exige investimentos significativos em recursos humanos. A alta demanda de transações com cartão de crédito torna essa abordagem custosa e ineficaz. A conciliação automática reduz drasticamente os custos operacionais, garantindo uma relação custo-benefício favorável. 
  1. Redução de Tempo: com o aumento das vendas online e o crescimento do e-commerce, os pagamentos com cartão de crédito estão se tornando cada vez mais comuns. A conciliação automática poupa tempo valioso, essencial para a gestão financeira e para cumprir obrigações fiscais. 
  1. Eliminação de Perdas:  empresas que não adotam a conciliação de cartões ou possuem processos manuais ineficientes estão sujeitas a grandes perdas financeiras. Algumas inconsistências podem ser evitadas com a conciliação automática, como: divergências de valores, taxas, cancelamentos e, especialmente, chargebacks. 

Como a Conciliação de Cartão funciona? 

Você já se perguntou como é possível garantir que todas as transações feitas com cartões de crédito e débito em sua empresa estejam sendo registradas e processadas corretamente?

A resposta está na conciliação, um processo essencial para qualquer negócio que aceita pagamentos com cartões. Vamos explorar dois tipos cruciais de conciliação: a Conciliação de Vendas e a Conciliação de Pagamentos. Existem alguns tipos de conciliação, como:

1. Conciliação de Vendas 

Consiste em confrontar minuciosamente as informações contidas no seu sistema de gestão empresarial (ERP) com o Extrato de Vendas fornecido pelas operadoras de cartão.

Nesse processo, cada transação realizada no dia é analisada detalhadamente. O mecanismo para este confronto analisa todas as transações realizadas no dia e aponta possíveis: 

  • Divergências de Valores: para garantir que os valores registrados no ERP coincidam com os valores presentes no Extrato de Vendas; 
  • Divergências de Datas: para verificar se as datas das transações estão corretas e correspondem aos registros do sistema. 
  • Vendas Canceladas e Chargebacks (Estornos): para identificar e tratar transações que foram canceladas ou contestadas, assegurando uma contabilidade precisa. 

2. Conciliação de Pagamentos

Esse tipo de conciliação de cartão compara as informações presentes no Extrato de Vendas das operadoras de cartão com o Extrato de Pagamentos fornecido pelas próprias operadoras. 

Tudo isso tem como resultado, a apuração de todas as evidências em relação a todos os aspectos da conciliação de vendas com o Pagamento, além de mostrar: 

  • Divergências de taxas: para identificar discrepâncias nas taxas cobradas pelas operadoras de cartão, garantindo que sua empresa não seja prejudicada financeiramente. 
  • Antecipações de pagamentos: para gerenciar e entender os pagamentos antecipados para otimizar a saúde financeira do seu negócio. 

Funcionalidades de Conciliação de Cartão disponíveis no BankPus: 

Se a sua empresa busca automatizar o reconhecimento das vendas para uma análise mais eficiente e precisa, a funcionalidade de Reconhecimento de Vendas é ideal para a sua necessidade. 

Caso você procure facilitar o processo de baixa de pagamento para manter os registros atualizados e precisos, a funcionalidade de Baixa de Pagamento irá apoiar o seu negócio. 

#DicaDaInvent: 

Quer conhecer essas funcionalidades? Agora que você já sabe o que é a conciliação de cartão, descubra também como automatizar as operações financeiras e bancárias da sua empresa com o BankPlus: 

Fale já com o nosso time de especialistas! 

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