O que é VAN Bancária

VAN Bancária: tudo o que você precisa saber!

A rotina do departamento financeiro de muitas empresas é estressante, uma vez que as operações executadas diariamente podem demandar muito tempo, atenção e, qualquer erro, pode ter consequências de grande impacto para o negócio.

Então, por que realizar a rotina de contas a pagar e a receber, por exemplo, entrando no internet banking de cada uma das instituições financeiras com as quais a organização possui relacionamento e imputando os dados manualmente no SAP Business One?

Sim, existem meios mais simples de integrar o SAP B1 às operações bancárias realizadas pelas empresas, automatizando processos, diminuindo erros e, ainda, garantindo o cumprimento da LGPD.

Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre VAN Bancária e o motivo pelo qual é tão importante ter esse recurso disponível no seu módulo bancário.

Boa leitura!

O que é VAN Bancária?

VAN é a sigla, em inglês, de Value Added Network, ou seja, Rede de Valor Agregado. Na prática, essa é uma ferramenta que possibilita automatizar o relacionamento de uma empresa com as diversas organizações financeiras com a qual ela tem relacionamento.

A VAN funciona como uma via de mão dupla para administrar e trocar informações com instituições bancárias de maneira unificada, segura e sem a necessidade de sair do SAP ou conferir e inserir informações financeiras manualmente no ERP.

Se, para realizar a conciliação bancária, os profissionais do setor financeiro precisam entrar no internet banking de cada banco, realizar todas as operações necessárias e recolher, inserir ou conferir as informações manualmente no SAP, há um grande desperdício de recursos humanos e financeiros na rotina, aumentando, inclusive a chance de erros e a de sonegação involuntária.

Esse problema pode ser facilmente mitigado com a ajuda de um módulo bancário que possua integração com VAN Bancária, como é o caso do BankPlus.

Vantagens de utilizar VAN Bancária

Ao ter a VAN Bancária integrada ao módulo bancário do SAP Business One, os negócios só têm a ganhar:

  • Economia de tempo de trabalho e aumento de produtividade: equipe ganhará tempo deixando de realizar manualmente operações que podem ser automatizadas;
  • Redução de erros: uma vírgula digitada no lugar errado pode impactar o orçamento de maneira catastrófica. Isso não acontece quando o próprio sistema realiza a operação.
  • Layouts pré-definidos: com a VAN integrada ao módulo bancário, o tráfego de informações pode ocorrer nos mais diversos layouts, que já estão pré-definidos. Isso agiliza a conciliação bancárias, concentrando-a no SAP.
  • Segurança: ao automatizar sua operação financeira através de uma VAN integrada ao módulo bancário, além de evitar erros, também é possível acrescentar uma camada extra de proteção aos dados bancários do negócio e de seus parceiros comerciais.

Como a VAN Bancária aumenta a segurança da empresa?

A Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD) tornou mais rígido o controle e a exposição de dados sensíveis de pessoas físicas e jurídicas, com isso, as empresas precisaram adaptar suas operações a fim de preservar essas informações confidenciais.

Mais uma vez, a VAN Bancária vem para auxiliar nesse processo, afinal, as transações realizadas através dela podem ser rastreadas, já que ocorrem através de uma rede EDI (Eletronic Data Interchange). Somente pessoas autorizadas podem enviar e receber informações e há a criptografia de ponta a ponta, o que garante a integridade de dados.

Quer conhecer um pouco mais sobre a VAN Bancária do BankPlus e como ela pode mudar a área de financeiro das empresas? Fale com um Inventer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *