PIX: o consumidor mudou! O seu negócio também precisa mudar!

58% dos brasileiros pretendem usar formas de pagamento digital instantâneo nos próximos cinco a 10 anos! Sim, a pesquisa “Consumidor do amanhã” – realizada pela Mosaiclab em parceria com a Toluna em novembro de 2020 – mostra que quase 2/3 da população do país vai se render ao pagamento PIX ou modalidades semelhantes em um futuro próximo. 

Em vigor há quase um ano, o PIX mudou o comportamento dos consumidores e, consequentemente, influenciou a transformação de negócios. Agora, é preciso estar preparado para essa nova demanda: oferecer a modalidade pode ser o diferencial entre fechar ou não uma compra. 

Mas o que o seu SAP tem a ver com isso? Esses são alguns dos insights que traremos nesse texto! 

Boa leitura! 

Mas, afinal, o que é o PIX? 

Ele é um meio de transferência de valores instantâneo, que pode ser usado para fazer ou receber pagamentos, criado pelo Banco Central do Brasil. Em vigência desde novembro de 2020, ele permite que a operação ocorra em segundos mesmo fora do horário comercial. 

Novos hábitos 

Com a pandemia de coronavírus, alguma tendências que já existiam foram aceleradas. O abandono de dinheiro em espécie e a adoção de transações virtuais foi uma delas. De acordo com o Kantar IBOPE Media, em 2020, o uso de papel moeda caiu 11%. 

Outro dado interessante vem do levantamento realizado pela Bain & Company, que ouviu 250 mil pessoas. Dos entrevistados que já utilizam PIX, 63% relatam um aumento na satisfação com as suas instituições financeiras. 

Por que os negócios precisam se adaptar? 

A fidelização de clientes passa não apenas pela qualidade do produto ou serviço que as empresas oferecem, nem apenas pelo preço, mas também pela experiência durante a realização da compra. 

Oferecer a opção de pagamentos via PIX pode ser o diferencial que faz um consumidor escolher comprar de uma marca e não de outra. A modalidade está presente nas transações não apenas em comércios físicos, mas também nos eletrônicos. E não nos surpreenderíamos caso se tornasse popular também em negociações B2B. 

E meu SAP com isso? 

Realizar a conciliação bancária através de um módulo nativo SAP Business One, como o iBank, permite ter o controle do fluxo de caixa. Mas como controlar pagamentos digitais instantâneos? 

Pensando nisso, criamos uma nova funcionalidade no nosso módulo bancário, para que esse os pagamentos recebidos e realizados via PIX, por exemplo, já sejam contabilizados. 

Além disso, criamos a função de pagamento de boletos via PIX, já disponível para clientes de alguns bancos parceiros. Com ela, é possível gerar boletos e, ao invés de um código de barras para ser pago em débito em conta, gera-se um QR Code a ser quitado via pagamento digital instantâneo. 

Em breve, teremos ainda mais novidades sobre a funcionalidade, afinal, ao oferecer a nossos usuários e parceiros o que há de mais atual no setor financeiro, ajudamos a gerar ainda mais valor! 

Quer conhecer a novidade? Entre em contato com um Inventer! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *