Desvendando a conciliação bancária

Por que ter um módulo bancário integrado ao SAP se tudo o que eu preciso é olhar o extrato no aplicativo do banco e conferir com a minha planilha de fluxo de caixa? 

Se você já se fez ou já ouviu essa pergunta, esse artigo é para você! Agora, se essa pergunta nem passou pela sua cabeça, esse post também é para você. E se você já usa um módulo bancário…. ok, esse texto também é para você! 

Afinal, entender como realizar uma gestão bancária eficiente pode gerar influências muito positivas na saúde financeira e nas estratégias dos negócios. Quer entender como? 

Boa leitura! 

Mais do que a integração bancária 

Muitas empresas têm dificuldade de entender que conciliação bancária não é apenas uma automatização do relacionamento com bancos. Por isso mesmo, ainda resistem à ideia de terem um módulo integrado ao SAP Business One que faça a gestão financeira completa de seus negócios. 

A conciliação bancária é usada para monitorar não só as receitas, mas também as despesas do negócio, ou seja, é uma ferramenta de controle financeiro. Por isso, não basta apenas conferir o extrato bancário. É preciso compará-lo com as movimentações do fluxo de caixa. 

Realizar essa atividade manualmente pode ser arriscado, uma vez que um número ou uma vírgula digitados incorretamente podem comprometer as finanças e a previsibilidade de receita da empresa. Assim, o ideal é automatizar essa operação através de um módulo bancário que integra os bancos ao SAP Business One. 

Mais do que uma ferramenta para integrar o ERP ao banco e ter um emissor de boletos, é possível realizar toda a gestão financeira do negócio, incluindo a conciliação de cartão, negociação e renegociação de dívidas, controle de ordens de pagamentos, controle de remessas e retornos, entre outras atividades. 

Conciliação de cartão 

Imagine fazer vendas com cartão e, diariamente, ter que conferir quantas foram realizadas, se foram aceitas ou rejeitadas, se o pagamento foi realizado ou não e ajustar todas essas informações no SAP manualmente. 

Um módulo bancário com conciliação de cartão pode poupar horas e horas e trabalho, aumentando a produtividade das equipes, melhorando o controle das operações e diminuindo erros e a possibilidade de divergências financeiras. 

Integridade das informações 

Além de simplificar a gestão dos números da empresa, um módulo de gestão bancária, como o iBank, pode ser útil também para proteger informações sensíveis e estratégicas do negócio.  

Somente pessoas autorizadas terão acesso aos dados financeiros e, assim, estarem munidos de informações confiáveis nas tomadas de decisões que possam comprometer o orçamento da organização. 

Além disso, com ele, os dados estão armazenados em Cloud SAP homologada da Ativy Digital. Acrescentando uma camada extra de proteção. Que conhecer um pouco mais do iBank? Entre em contato com um Inventer! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *