
Estabelecida pela Instrução Normativa RFB n° 1701, em março de 2017, a Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição (EFD-REINF) é um módulo do SPED construído como complemento ao eSocial.
A EFD-REINF registra todas as retenções dos contribuintes não relacionadas com o trabalho, além das informações de receita bruta para apurar contribuições previdenciárias substituídas. Ela é modularizada por eventos de informações e permite várias transmissões em diferentes períodos, de acordo com a obrigatoriedade legal.
Pessoas jurídicas, associações desportivas, produtores rurais e entidades promotoras de eventos esportivos, entre outros, são obrigados a entregar a EFD-REINF, contendo as seguintes informações específicas:
Os primeiros SPEDs surgiram para oferecer ao Fisco a possibilidade de ampliar sua visão sobre as informações declaradas pelas empresas e entender se o que estava sendo informado estava mesmo certo.
Com o passar dos anos e cada vez mais, os SPEDs estão interligados e a EFD-REINF está ligada diretamente ao Bloco P, a ECF e, consequentemente, ao SPED Contábil. Assim, a desatenção na hora de fazer e enviar um arquivo pode causar uma sequência de erros que podem gerar problemas sérios com o Fisco e prejuízos inesperados para os empresários.
Para cumprir todas as exigências da EFD-REINF e evitar problemas sérios para seu negócio, é importante tomar algumas atitudes. Faça um diagnóstico de fora para dentro do negócio e organize as informações para não deixar de lado nenhum dado relevante.
A EFD-REINF exige o controle total das informações, portanto é interessante ter todas elas digitalizadas e centralizadas. Processos jurídicos relativos às retenções, processos trabalhistas, cadastros de prestadores e tomadores de serviços e quaisquer outros dados relevantes para a gestão do negócio, todos devem ser registrados e acessados digitalmente.
É importante validar, revisar e alterar a EFD-REINF antes de enviá-la, para entregar um documento consistente. Fique atento a todos os SPED, pois as informações são interligadas.
Desenvolvida pela Invent Software, a Suite Fiscal é um pacote de add-ons para que as empresas que trabalham com SAP Business One possam atender suas obrigações fiscais de forma completa e com a maior praticidade possível. Conheça a fundo cada uma das soluções clicando sobre elas:
A Invent Software mantém suas soluções atualizadas com as mudanças fiscais que ocorrem todos os anos e ajuda as empresas a garantirem o cumprimento de todas as suas obrigações, sempre de acordo com a regulamentação.
Fale agora com a Invent e entenda como adicionar a suíte fiscal à sua solução SAP Business One e oferecer mais diferenciais para a gestão de seus clientes!