
A versão de nota fiscal eletrônica NF-e 4.0 passa a ser obrigatória em 2 de agosto de 2018 e traz mudanças no layout das notas fiscais para facilitar a fiscalização da Secretaria da Fazenda e o dia a dia de quem vende e compra produtos.
As empresas que não aderirem ao novo layout não conseguirão mais emitir o documento, já que o modelo anterior será descontinuado, mas o que mudou com o novo modelo e como as empresas podem se adequar a ele?
A versão 4.0 chegou no final de 2017 com algumas mudanças com relação ao modelo anterior 3.1. Foram incluídos alguns campos e dados novos, além do uso do protocolo TLS, que alterou a forma como os serviços web lidam com a emissão dos documentos.
Foi criado um novo campo para identificar a forma de pagamento (dinheiro, cheque, cartão, etc). Além disso, foi incluído o Fundo de Combate à Pobreza na NF-e 4.0 – programa que recebe recursos do Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS).
Surgiram também novos campos onde devem ser registrados os movimentos dentro do estado e entre outros estados, com substituição tributária e um percentual designado para o FCP.
O novo layout das notas fiscais permite uma maior rastreabilidade dos produtos incluídos no grupo 180, para que as empresas submetidas à regulamentação sanitária sejam obrigadas a registrar data de fabricação, validade, número dos lotes e a quantidade de produtos – inclusive em casos de recolhimento (recall).
A NF-e 4.0 já pode ser emitida desde o final de 2017, porém o que o Governo Federal não antecipou a complexidade envolvida em uma alteração tão grande nos processos fiscais das empresas e a dificuldade das mesmas em se adequarem às mudanças – inclusive tecnológicas – envolvidas no processo.
As empresas que trabalham com sistemas de gestão SAP Business One, entretanto, podem ter o processo de adequação à NF-e 4.0 facilitado por soluções específicas para lidar com notas fiscais eletrônicas.
Pensando nisso, a Invent Software disponibiliza o TaxOne NF-e, um módulo desenvolvido para SAP Business One e que permite a emissão e autenticação das notas fiscais e também recebe e armazena informações sobre os documentos de forma automática.
Este módulo está adequado à todas as exigências das Secretarias da Fazenda (SEFAZ) e torna o processo de transição para o novo layout das notas fiscais eletrônicas muito mais fácil para as empresas, além, é claro, de oferecer inúmeros outros benefícios.
Conheça a fundo o TaxOne NF-e e entenda porque contar com uma solução SAP Business One verticalizada com um add-on específico para a gestão de notas fiscais eletrônicas é um grande diferencial para seus clientes. Conheça todos os benefícios de contar com TaxOne NF-ee entre em contatocom a Invent para conhecer a fundo esta e outras soluções.